Distrito 4630 é Destaque no Quadro Associativo nacional
Dados levantados no último dia 16 de dezembro de 2019, do site do Rotary International, apontam que o nosso Distrito 4630 lidera dois de três quesitos referentes ao Quadro de Honra no cenário de Desenvolvimento do Quadro Associativo do Brasil.
São eles: Primero lugar em “Maior Crescimento Absoluto”, isto é, 170 rotarianos a mais em relação à 01 de julho de 2019 e Primeiro em Expansão, com três clubes fundados.
Para o governador 2009-10 e Coordenador de Rotary para a Zona 27, José Claudiney Rocco, “os excelentes índices são resultados dos treinamentos GATs. GETs e Assembleia, onde o governador Edio implementou suas diretrizes à equipe de Governadores Assistentes, presidentes de comissões e presidentes de clubes, que entenderam a importância do DQA no contexto rotário e estão aderindo às ferramentas disponibilizadas, tendo como enfoque os Clubes Satélites”.
No primeiro semestre do ano rotário foram organizados os seguintes Rotary Clubs Satélites: Mamborê - Atena, Goioerê - Rancho Alegre D'Oeste e Goioerê – União Atitude. Já em relação à Rotary Clubs: Porto Rico, São Pedro do Paraná e Maringá FEITEP.
Em andamento estão os seguintes Rotary Clubs Satélites: 1) Marumbi, 2) Corumbataí do Sul, 3) Diamante do Norte, 4) Querência do Norte, 5) Guairaça e 6) São Tomé. Já Jandaia do Sul deve ganhar até mês que vem o Rotary Club de Jandaia do Sul – UFPR.
Conforme o governador Edio Martello, desde o início do ano rotário o Distrito 4630 se manteve entre os dois primeiros Distritos em números absolutos.
“Vale lembrar que quase gabaritamos, pois ficamos em segundo lugar em porcentagem, com décimos a menos que o primeiro colocado. Preciso destacar o trabalho do Coordenador Regional Natanael e do GA Emanuel, que organizaram dois novos Rotary Clubs, o de Porto Rico e o de São Pedro do Paraná e estão encampando Querência do Norte. Também, reforço o trabalho da presidente Iria Izabel Elerbrock, de Loanda, que está trabalhando para a formação de um novo clube na cidade”, completa Rocco.
Fundação de novos clubes – Diferente dos clubes tradicionais, um Rotary Club Satélite pode ser formado com apenas 8 associados. Esse formato permite a membros da comunidade e rotarianos a chance de fazerem a diferença em um ambiente muitas vezes distinto de outros clubes. O aumento do quadro associativo é uma das prioridades do Rotary International, que tem se deparado com a organização, em algumas parte dos mundo, perdendo associados ou não renovando o perfil dos rotarianos.
“Clubes Satélites, clubes corporativos, até mesmo online, onde as reuniões não são presenciais, são novos formatos que o Rotary tem flexibilizado para a formação de novos clubes. Cada Satélite é apadrinhado por um clube tradicional”, explica Rocco.
O Rotary Club Satélite de Mamborê-Atena, por exemplo, foi formado no início do ano rotário e já tem se destacado apesar do grupo ser pequeno. Já estão com três Empresas Cidadãs.
Larissa Nakao
Comunicação Corporativa






